data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: João Alves (PMSM)
Iniciada na última terça-feira, a Patrulha da Matrícula foi marcada pelo intenso trabalho junto às escolas de Santa Maria. Em entrevista à CDN, nesta quarta-feira, a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, ressaltou que a ação busca fazer o chamamento para que os estudantes retornem às escolas.
Husm realiza a primeira cirurgia de otorrinolaringologia transmitida ao vivo no Brasil
- A gente tem recebido o chamamento de pais em situações em que as escolas ainda não conseguiram fazer o ajuste de atendimento presencial. Isso porque, como se mantém ainda o distanciamento, às vezes há uma limitação de espaços em algumas salas de aula - explica a secretaria.
Conforme Lúcia, a Secretaria da Educação está indo às escolas para realizar a visitação e conferir o andamento dos processos de matrícula. No entanto, a grande maioria já recebeu a totalidade de alunos e realizou os ajustes necessários.
A iniciativa vai percorrer, nos próximos dias, os bairros da cidade em um ônibus equipado. O intuito é realizar a inscrição de crianças e adolescentes no ensino regula, além de sensibilizar pais e alunos sobre a importância da volta às aulas.
Publicitário formado pela UFSM cria Guia de Acessibilidade Cromática para Daltonismo
De acordo com a secretária, a organização está sendo realizada de forma multidisciplinar e intersetorial, em que há integrantes compondo a busca ativa junto ao setor de matrículas da secretaria.
EVASÃO
A ação também trata da preocupação em relação à evasão escolar por conta da pandemia. Sendo assim, um dos objetivos da Patrulha da Matrícula é resgatar essas crianças e adolescentes e direcioná-las às vagas das escolas públicas. A iniciativa conta com apoio da 8º Coordenadoria Regional da Educação (8ªCRE) e da Central de Matrícula.
UFSM tem vagas abertas para professor substituto
PLANEJAMENTO
Em entrevista, a Secretaria de Educação afirma que já planeja o ano letivo de 2022, e a expectativa é com o retorno completamente presencial. Para isso, disse Lúcia, ações como a Patrulha da Matrícula servem como base para ter conhecimento de quantos estudante não retornaram e quantos estão em sala de aula.
MP diz ter provas efetivas para condenação e prisão dos quatro réus do Caso Kiss
Confira quando e onde estará o veículo:
CRONOGRAMA:
- 18 de novembro - Das 7h30min às 11h e das 16h às 19h30min - Alto Boa Vista, na EMEI Sinos de Belém
- 22 de novembro - Das 9h às 15h - Vila Brenner, na EMEI Professora Glaci Correia da Silva
- 23 de novembro - Das 8h às 11h - Vila Lídia, frente a ESF
- 24 de novembro - Das 13h30min às 16h - Portelinha
- 25 de novembro - Das 16h às 19h30min - Vila Maringá, Diácono João Luiz Pozzobon
- 26 de novembro - Das 16h às 19h30min - Tancredo Neves, no Oreco
ATENÇÃO
- No momento da inscrição, os pais devem portar o CPF do aluno
- O ônibus da Patrulha da Matrícula é uma maneira de possibilitar acesso aos sites da Prefeitura e do Estado para fazer a inscrição dos estudantes
- A equipe da secretaria de Município auxiliará os responsáveis durante todo o processo de preenchimento dos formulários online